Logotipo Bruna Paulo com algodão

O que é Identidade Visual?

Muito se fala sobre identidade visual e o quanto é importante para empreendedores. Mas o que é? O que inclui? Quanto custa? Vem que eu te conto!

Pare e pense um pouco sobre suas características mais marcantes. Como você se definiria? Tudo que visualizou na sua mente faz de você uma pessoa única.

É o que faz alguém olhar para uma roupa e dizer “nossa, é a sua cara!”;  essa pessoa identificou a sua identidade e associou a elementos que ela acha que combinam com você.

A identidade visual funciona mais ou menos dessa mesma forma, mas como estamos falando de negócios, tudo é construído a partir do objetivo de mercado da empresa/pessoa com muita estratégia envolvida.

Isso significa que se o projeto for bem desenvolvido, toda vez que alguém olhar para determinada combinação de cores, formas e símbolos ela lembrará da empresa e terá sensações e emoções que poderão aproximá-la de modo significativo.

Em linhas gerais, identidade visual significa um conjunto de elementos, conceitos, símbolos e peças gráficas com uma estética e linguagem específicas que montam um clima ao redor do negócio e é basicamente o que vai conectá-lo ao mundo, expressando o que quer e o que é.

Por isso, é tão importante que tudo seja pensado com muito cuidado e executado com capricho, pois quanto mais bem feita for a identidade, mais ela será única, atrairá os olhos certos, além de criar uma imagem positiva e construir autoridade em seu nicho.

É por isso que quando ela não combina com a essência da sua empresa ou tem outros problemas de design, isso pode custar a imagem do seu negócio, talvez atrair o público errado e até mesmo afastar o seu cliente ideal.

E quais elementos compõem uma identidade visual?

Depende da necessidade e do objetivo do negócio. Mas podem ser criados materiais como: 

  • Logo (Logotipo, logomarca, imagotipo…);
  • Personas;
  • Manifesto;
  • Variações do logo;
  • Paleta de cores;
  • Combinação ou criação de tipografias;
  • Papelaria (cartão de visita, papel timbrado, pasta…);
  • Uniformes;
  • Brindes (canetas, canecas, calendários…);
  • Estampas;
  • Texturas;
  • Ícones;
  • Selos;
  • Instruções estéticas para imagens;
  • Capa e avatar de redes sociais; e
  • Manual de identidade visual.

E, às vezes, alguns materiais de marketing como:

  • Pôsteres;
  • Outdoors; e
  • Posts para redes sociais. 

É importante dizer que nem sempre a identidade visual tem tudo isso que citei e às vezes tem mais itens do que a lista acima. Tudo vai depender do que a estratégia precisa.

Em suma…

Construir a identidade de um negócio envolve diversas etapas e é uma das coisas mais complexas dentro do design gráfico. Por isso é tão importante que você escolha bem a empresa ou o profissional com o qual vai trabalhar.

Compromisso, audição ativa e experiência são características essenciais para a execução de um projeto de sucesso e tudo isso eu trago para você, seja qual for o seu nicho ou objetivo de mercado.😉

Quer fazer a sua identidade visual comigo? É só clicar aqui pra gente conversar.

Compartilhe esse post

Você também pode gostar